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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

SEGUNDO ANO - INDÍGENAS E ESCRAVIDÃO

Vídeo-aula:





Slides usados durante as aulas:

http://www.4shared.com/office/Rt-q9EWXba/SLIDES_ESCRAVIDO_INDGENA.html

Esquema-resumo:

INDIGENAS NO BRASIL
·         Compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitavam o atual território brasileiro antes da chegada dos europeus no século XVI.
·         Encontro de duas culturas
o   Nativos tratados como “parceiros comerciais”
o   Realização do “escambo”
o   Com o passar do tempo essa relação sofreu alterações.
·         Cerca de 3,5 milhões de índios habitavam o Brasil na época da colonização.
o   Quatro grupos lingüístico-culturais: Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba.
o   Litoral ocupado por índios Tupis
o   Europeus procuram a início estabelecer alianças com indígenas
o   Aproveitamento do trabalho
·         Tribos indígenas: indivíduos que tinham um sentimento de unidade/comunidade
o   Tinham mesma língua e costumes e ocupavam áreas próximas
o   Aldeias tinham política independente
§  Desconheciam noção de Estado
§  Não havia diferenciação, nem privilégios sociais
§  Desconheciam a escravidão
§  Não produziam excedentes para o comércio
·         Técnicas simples de produção
§  Havia um chefe para cerimônias religiosas
·         Cuidava de doentes com ervas e rituais de magia
·         Religiosos procuram aprender a língua tupi
o   Procuram uniformizar a fala dos indígenas
o   Modificam a identidade cultural dos nativos
·         Havia rivalidades internas entre os nativos
§  Questões internas (disputas de terras, de caça e familiares)
§  Aliança com invasores estrangeiros
§  Guerras estimuladas por portugueses
·         Portugueses não reconheciam os indígenas como portadores de cultura
o   Tentavam os converter ao Cristianismo
o   Tentaram aproveitar ao máximo seu trabalho
o   Hora vistos como “inocentes”, hora visto como “selvagens”
·         Colonizadores tentam escravizar indígenas
o   Resistência da Igreja
§  Afirma que indígenas “tinham alma” e deveriam ser catequizados
o   “Guerra Justa”: exceção permitida
§  Quando os indígenas atacam colonizadores
o   Os índios resistiam à escravidão
o   Conflitos diretos contra colonizadores (ataques à vilas e povoados)
o   Migrações para longe do litoral (a mata dificultava a captura)
o   Alianças entre nativos, como a Confederação dos Tamoios
o   Alianças com colonizadores para se preservar e escravizar povos rivais
o   Conflitos diretos contra colonizadores (ataques à vilas e povoados)
·         Padres buscam a catequese
o   Ensino da doutrina religiosa e Língua Portuguesa
o   Teatro para compensar a pouca alfabetização
o   Foco na evangelização de crianças
o   Preferência por tribos mais “civilizadas”
§  Costumes mais “próximos” dos brancos
§  Que não praticassem a Antropofagia (Canibalismo)
§  Menos “cruéis” na guerra
§  Que vestissem suas mulheres
·         Aldeamentos/Missões/reduções
o   Grandes espaços controlados por Padres Jesuítas
o   Exploração do trabalho indígena
o   Rígida disciplina
o   O trabalho físico era compensado pela “salvação da alma”
o   Proteção contra tentativas de escravidão
·         Os índios faziam sincretismo religioso
o   Divindades indígenas assumindo versão cristã
o   Massacres de Indígenas: quase eliminados (de três milhões para 200 mil)
o   Portugueses tentam impor seu modo de vida aos nativos
o   Genocídio: eliminação de uma população
·         Etnocídio: eliminação de uma cultura

·         Deicídio: eliminação dos costumes religiosos

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