Pesquise aqui

sábado, 4 de fevereiro de 2017

PRIMEIRO ANO - INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

Vídeo-aula:



Slides usados durante a aula:

http://www.4shared.com/office/vVlEN1Z9ba/SLIDES_INTRODUO__HISTRIA_ppt.html?

Esquema-resumo:

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA


·         História: palavra polissêmica
o    História ficção: privilegia a imaginação (livros, filmes, novelas, contos)
o   História memória: fruto da experiência coletiva (geralmente espalhada de forma oral)
o   História-Processo: marcada pela comprovação científica através de estudos
·         Início da História
o   Origem do ser humano: data indeterminada
§  Pesquisas através de fósseis (arqueologia e paleontologia)
§  Teses: criacionista e Evolucionista
·         Surgimento da Terra: a ciência aponta o “Big Bang”
o   Explosão a partir de acúmulo de energia ou matéria (há ±15 bilhões de anos)
·         Criacionismo: atribui a criação do homem e do mundo a um ser divino ou à mitologia
o   Presente em várias religiões
o   Narrativas presentes em livros sagrados ou relatos religiosos
·         Evolucionismo: o surgimento do homem se dá por um processo de transformação
o   Teoria da “Seleção Natural”: as espécies mais fortes e adaptadas ao ambiente sobrevivem
o   Transformismo das espécies de acordo com a evolução e à necessidade
o   Rejeita fixismo (ausência de mutação das espécies)
o   O homem e o macaco teriam um “ancestral” em comum
§  O Evolucionismo não afirma que o homem é descendente do macaco
§  O homem evoluiu e transformou seu corpo
·         Homo Habilis, Australopithecus, Homo Neanderthal, Homo Sapiens Sapiens
·         “Homo Sapiens Sapiens”
o   “Exemplar” mais antigo: cerca de 40 mil anos
§  “Homem de “Ötzi”: fóssil “mais completo”
·         1,59 m, sem o 12º par de costela
o   Encontrado nos Alpes europeus
·         Pré-História: também chamada de “Idade da Pedra”
o   Neolítico: “Idade da Pedra Lascada”
§  Instrumentos de pedra sem grandes modificações
·         Ferramentas de osso e madeira
§  Populações nômades: sem moradia fixa
·         Cabanas feitas de peles e folhas e abrigos nas cavernas
·         Caçadores, Pescadores e Coletores
·         Pinturas rupestres nas cavernas
o   Evocar deuses e retratar cotidiano
o   Início do domínio do fogo
·         Neolítico: “Idade da Pedra Polida”
o   Instrumentos de pedra com grandes transformações
§  Ferramentas para trabalho
§  Sedentarização das sociedades: estabelecimento de moradia fixa
·         Moradias de madeira e barro
§  Início da Agricultura e Pastoreio: técnicas agrícolas e domesticação de animais
§  A religião é usada para explicar fenômenos naturais e relações humanas
·         Idade dos Metais
o   Surgem técnicas de fundição
§  Cobre e estanho (cobre + estanho = bronze)
·         Surgimento da escrita
o   Registro de produção e fatos da sociedade
o   Primeiros cálculos comerciais
o   Restrita à classe dominante
·         Calendário: surge para regular o tempo
o   A partir da separação do dia e da noite
o   Servia para organizar a produção (de acordo com estações do ano)
·         Calendário Cristão: padrão para relações internacionais
o   Nascimento de Cristo é marco-referencial
o   Dividido em a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo)
·         Séculos: expressos em algarismos romanos
o   I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXI...
o   Se o ano termina com dois zeros, corta-se os dois zeros, e repete o resto
o   Se o ano não termina com dois zeros, corta-se os dois últimos números, e soma-se um ao resto
·         Calendário Solar: calendário padrão no mundo
o   Baseado no movimento de translação (365 dias e 6 horas)
o   Necessidade de acrescentar um dia ao calendário a cada quatro anos (ano bissexto)
·         Calendário Lunar: usado em calendários religiosos
o   254 dias e 8 horas, aproximadamente
·         Periodização da História: divisão em “Idades”
o   Pré-História: do surgimento da vida na terra até a criação da escrita (cerca de 4.000 a.C)
o   Idade Antiga: termina com a queda do Império Romano do Ocidente (ano 476)
o   Idade Média: termina com a queda do Império Romano do Oriente (ano 1.453)
o   Idade Moderna: termina com a Revolução Francesa (ano 1.789)
·         Tempo Histórico (de acordo com a mentalidade)
o   Curta duração: acontecimentos que não ultrapassam uma geração (um evento)
§  Ex: Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
o   Média Duração: acontecimentos que atravessam uma geração
§  Ex: a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)
·         Longa Duração: acontecimentos que ultrapassam gerações

o   A existência do Império Romano (27 a.C até 476 d. C) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário