Pesquise aqui

terça-feira, 18 de julho de 2017

SEGUNDO ANO - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slides com o conteúdo das aulas:

https://www.4shared.com/office/V-nv6vYqei/REVOLUO_INDUSTRIAL__1_.html


Vídeo-aula:



Esquema-resumo:

  • O desenvolvimento das máquinas fez com que o trabalho humano fosse substituído pela automação e o surgimento de novas relações de produção
  • O desenvolvimento do comércio fez aumentar a concorrência entre os países. Era preciso oferecer produtos melhores e mais baratos.
  • A Inglaterra sai na frente: camponeses expulsos de suas terras formavam um contingente de mão-de-obra barata, e além disso, a população crescia muito rápido. Máquinas à vapor, reservas de carvão e minério de ferro e máquinas agrícolas faziam crescer a indústria têxtil.
  • Era preciso capital, que veio do comércio colonial e da rica burguesia.
  • As cidades crescem e passam a receber camponeses expulsos de suas terras.
  • Proletários: trabalhadores que só tinham a sua força de trabalho para vender. Não possuíam bens.
  • Divisão do Trabalho: o trabalho fica especializado e repetitivo.
  • Não havia legislação trabalhista: baixos salários, jornadas longas, não haviam direitos trabalhistas e assistência do governo.
  • Ludismo: movimento de destruição das máquinas, para evitar desemprego e pressionar patrões. Foi um fracasso, e só gerou mais repressão.
  • Sindicatos: associações de trabalhadores. Fundos de ajuda mútua entre trabalhadores. Deram início às greves como forma de pressão.
  • Carta do Povo (cartismo): movimento que exigia participação popular nas eleições e na política. No período, as eleições eram censitárias (de acordo com a renda)
  • Adam Smith: para ele, o egoísmo tinha um lado bom, trazendo benefícios para a economia, como a concorrência. Acreditava que o crescimento econômico estimularia a economia e traria o fim da pobreza.
  • O Estado deveria intervir o mínimo na economia e na sociedade.
  • Malthus: defendia que o crescimento populacional se dava de forma geométrica, enquanto a produção de alimentos, aritmeticamente. O governo não deveria oferecer ajuda para os pobres, que seriam responsáveis pela fome. Sob sua influência, o governo acabou com a ajuda aos desempregados.

Ano 1
Ano 2
Ano 3
Ano 4
Ano 5
Ano 6
Produção de alimentos
5
7
9
11
13
15
População
2
4
8
16
32
64

  • A Revolução Industrial estimulou o crescimento das cidades e da pobreza ao seu redor.
  • As condições de vida eram deploráveis: as pessoas moravam amontoadas em casas localizadas em bairros paupérrimos
  • A Inglaterra, com a Revolução Industrial, se firmou como a maior potência mundial da época.


Nenhum comentário:

Postar um comentário